Bolsas de estudos

From Wikimania
This page is a translated version of the page Scholarships and the translation is 96% complete.
Outdated translations are marked like this.

Wikimania 2018, a 14ª conferência internacional anual do movimento Wikimedia, está sendo realizada de 18 a 22 de julho de 2018 em Cape Town, África do Sul. O Programa de Bolsas de Estudo da Fundação Wikimedia está oferecendo um número limitado de bolsas de estudo para cobrir o custo da viagem de indivíduos selecionados, taxa de inscrição da conferência e acomodação para participar da Wikimania usando o financiamento fornecido pela Fundação Wikimedia (WMF).

Datas importantes

A linha de tempo prevista para o Programa de bolsas da WMF é a seguinte:

  • Solicitações de bolsas de estudo abertas: 15 de dezembro de 2017  Done
  • Prazo para candidatura a bolsas de estudo: 22 de janeiro de 2018 23:59 UTC.  Done
  • Avaliação de elegibilidade da Fase 1 pela WMF: final de janeiro  Done
  • Os candidatos que falharam na Fase 1 serram notificados: início de fevereiro  Done
  • Os candidatos são notificados sobre as decisões finais: até o "meados de março".

Detalhes da bolsa de estudos

Este ano, o WMF oferecerá dois tipos de bolsas de estudo para participar da Wikimania:

  • Bolsas completas, que cobrirá as seguintes despesas:
    • Viagem de ida e volta
    • Acomodação compartilhada
    • Taxa de inscrição na conferência
  • Bolsas parciais, que apenas cobre:
    • Acomodação compartilhada
    • Taxa de inscrição na conferência

Para as bolsas de estudo oferecidas pela Fundação Wikimedia (em conjunto com alguns capítulos), o número total de bolsas concedidas depende do orçamento total disponível para bolsas de estudo em 2018. No entanto, estima-se que 90% do orçamento final serão concedidos a bolsas de estudo completas, e cerca de 10% serão concedidos a bolsas parciais. O "número final" de bolsas de estudo será determinado em Fase 3 quando os estudiosos finais forem selecionados. Nos anos anteriores, estima-se que seja entre 70-90 bolsas completas e 20-30 bolsas parciais, dependendo dos custos finais.

Bolsas de estudo completas estão sujeitas a cotas, enquanto geralmente não há limite geográfico ou linguístico para bolsas parciais; Veja abaixo os detalhes para obter mais informações sobre o número estimado de bolsas oferecidas pelas organizações WMF e Wikimedia.

No pedido de bolsa, cada candidato deve indicar qual tipo de bolsa de estudos solicita. No entanto, um candidato pode escolher a opção "Eu estou solicitando uma bolsa de estudos completa, mas poderia participar se premiado com uma bolsa parcial". Para os candidatos que escolhem "Eu estou solicitando uma bolsa de estudos completa, mas poderia participar se for premiado com uma bolsa parcial", serão considerados para uma bolsa de estudos completa e, em seguida, uma bolsa parcial se todas as bolsas de estudo forem completas. premiado.

Por favor veja o FAQ para obter mais informações sobre quais despesas são cobertas por bolsas de estudo e quais os destinatários de despesas que se espera que cubram por conta própria.

Bolsas de estudo oferecidas por organizações Wikimedia

A WMF não é a única organização que oferece bolsas para o Wikimania 2018; outras organizações Wikimedia como capítulos e organizações temáticas também podem oferecer suas próprias bolsas de estudo. Vamos listá-los abaixo, pois recebemos confirmação sobre o seu programa, então confira aqui no início de 2018.

  • Wikimedia South Africa is offering awarding a limited number of full and partial scholarships to Wikimedians and free knowledge advocates based in South Africa and the Southern African Development Community (SADC) countries. Application deadline is 30 May 2018. For more information see: wikimedia.org.za/wiki/Wikimania_2018_Scholarship_Applications
  • Wikimedia Italia is offering some scholarships to Italian wikimedians (applications open from 1 to 18 March). Please visit the program page for further information (Italian only).
  • Wikimedia Nederland will offer scholarships to Wikimedians from the Netherlands, or active on the Dutch language projects. We will open the procedure as soon as the WMF scholarships are announced, or by April 1 at the latest. Watch for news here or here.
  • Wikimedia Deutschland offers around 25 scholarships for people who reside in Germany or are activitely contributing to the WMDE software projects, see de:Wikipedia:Wikimania 2018.

Elegibilidade para candidatar-se

Qualquer colaborador ativo de um projeto Wikimedia, ou voluntário da Wikimedia em qualquer outra capacidade, de qualquer lugar do mundo, é considerado elegível para uma bolsa de estudos. À medida que o programa apoia a participação "voluntária", os indivíduos cuja participação está vinculada ao trabalho "pago" não são elegíveis para uma bolsa de estudos, incluindo pessoal remunerado ou contratado de qualquer organização Wikimedia. Pessoal a tempo parcial, estagiários e estudantes trabalhistas estão excluídos desta regra.

A atividade dentro do movimento Wikimedia será o principal critério de avaliação. A participação em conhecimento sem Wikimedia, software livre, iniciativas colaborativas ou educacionais é um benefício, mas não é um requisito. por favor veja o FAQ para obter mais informações sobre a elegibilidade.

Processo de seleção

O processo de seleção do Programa de Bolsas de Estudo 2018 Wikimania foi atualizado após coletar, discutir e integrar comentários de candidatos, destinatários, organizadores da Wikimania, os Comitê de Bolsas de Estudo e pessoal da WMF. Como tal, o processo de seleção de 2018 seguirá três fases de avaliação e avaliação, para determinar os destinatários finais, da seguinte forma:

  1. Fase 1 - Avaliação de elegibilidade
    • Todos os candilados serão revisados por um membro da equipe do WMF, com uma pontuação de zero (falha) ou uma (passagem) concedida em uma base de aplicação por aplicativo usando o Critérios de seleção da Fase 1. Todos os candidatos serão notificados por e-mail sobre se o seu pedido passou ou falhou após a conclusão desta fase de revisão.
  2. Fase 2 - Avaliação aprofundada
    • Todos os aplicativos que passam a Fase 1 serão analisados com mais detalhes pelo Comitê de Bolsas de Estudo, com um mínimo de dois revisores por aplicativo. Cada revisor irá revisar e marcar cada aplicativo de forma independente com os critérios de seleção da Fase 2, para alcançar uma pontuação final para cada aplicativo.
  3. Fase 3 - Aprovação final para bolsas completas
    • Com base no país de origem do requerente, cada candidato será categorizado como um candidato Sul Global Norte ou Global , com o "número total de bolsas distribuídas entre o Norte Global e o Sul Global, sendo fixadas em 25% e 75%, respectivamente".
    • Para os grupos Global North e Global South, com base na "comunidade de linguagem primária no wiki" do candidato (auto-relatada no aplicativo), os candidatos serão separados" pelo tamanho da comunidade de editor ativa no seu projeto Wikimedia mais ativo , "conforme determinado pelo número médio de Wikimediantes ativos por mês (durante o período de setembro de 2015 a setembro de 2016). As bolsas de estudo serão alocadas igualmente entre esses subgrupos, definidas da seguinte forma:
      • Comunidade de linguagem grande – O número médio de Wikimediantes ativos por mês é superior a 1000
      • Comunidade de linguagem média - O número médio de Wikimediantes ativos por mês é inferior a 1000 mas acima de 100
      • Comunidade de linguagem pequena – O número médio de Wikimediantes ativos por mês é inferior a 100
      • Comunidade multilingue – Os candidatos cujo projeto de Wikimedia mais ativo é Commons, Species, Data, Incubator, MediaWiki ou Tool Labs (onde "projeto mais ativo" é auto-relatado no aplicativo) serão colocados nesta categoria, pois as comunidades de idiomas não são tão relevantes.
    • O WMF determinará o orçamento total disponível e estimará os custos por requerente (principalmente com base nos custos de viagem que variam de acordo com o país). Os candidatos de Fase 2 de pontuação superior em cada subgrupo receberão uma bolsa de estudos.
      • Para os candidatos dentro de 10% do "ponto de corte", a preferência será dada aos candidatos não masculinos.
        • O "ponto de corte" será a pontuação associada à última bolsa concedida em cada subgrupo
      • Bolsas de estudo não utilizadas sendo reafectadas através do seguinte processo:
        • Uma pontuação mínima será determinada para cada subgrupo (diferente para cada subgrupo), abaixo do qual os candidatos não serão considerados para a seleção final. No caso de candidatos insuficientes com uma pontuação alta em um subgrupo particular, as bolsas de estudo não utilizadas serão igualmente reatribuídas aos outros subgrupos.
        • No caso de haver candidatos insuficientes com pontuação alta em todos os subgrupos, as bolsas de estudo não utilizadas serão reafectadas para outro grupo (e distribuídas igualmente entre os subgrupos).
  4. Fase 3 – Aprovação final para bolsas parciais
    • Todos os candidatos para bolsas parciais serão classificados por sua pontuação, com os melhores candidatos de pontuação concedidos uma bolsa parcial.

Após a conclusão da Fase 3, uma decisão será emitida por e-mail para todos os requerentes restantes sobre se o seu pedido foi bem sucedido ou mal sucedido. Aqueles com uma aplicação bem sucedida terão a oportunidade de confirmar a participação na Wikimania 2018 e a aceitação da bolsa de estudos premiada. Alguns candidatos serão colocados em uma lista de espera; Esses aplicativos podem receber uma bolsa de estudo em uma data posterior, dependendo da taxa de aceitação dos candidatos bem-sucedidos e se o uso de recursos pelos beneficiários da bolsa é como estimado.

Critérios de seleção

Fase 1

Os candidatos falharão na Fase 1 se aplicar qualquer dos seguintes critérios de falha:

  1. O candidato recebeu uma bolsa de estudos em 2015, 2016 ou 2017, mas não concluiu o(s) relatório(s) pós-conferência.
  2. O candidato é um beneficiário atual ou passado de qualquer programa de Subsídio WMF e considerado não conforme.
  3. A aplicação consiste, no todo ou principalmente, em um conteúdo fora do tópico ou abusivo.
  4. O requerente não conseguiu fazer um esforço razoável para responder as perguntas no formulário de candidatura.
  5. O candidato não conseguiu fornecer provas de habilidades de linguagem em inglês que estão em um nível que lhes permita participar da Wikimania, uma conferência que é conduzida principalmente em inglês. Poderão demonstrar-se habilidades suficientes em inglês na própria aplicação ou noutros locais.
  6. O candidato não demonstrou quaisquer contribuições ou atividades significativas da Wikimedia que possam merecer a concessão de uma bolsa de estudos.
    • Exemplos de "contribuição ou atividades significativas da Wikimedia" são os seguintes:
      • Contribuinte ativo para um projeto Wikimedia (por exemplo, Wikipedia, Commons ou Wikisource), com pelo menos 50 contribuições (edições)
      • Contribuinte do código Mediawiki, gadget ou outro tool-builder para projetos do Wikimedia
      • Envolvimento em alguma forma da organização Wikimedia (capítulo, organização temática ou grupo de usuários)
      • Wikimedia CheckUser, Admin, Burocrata, Steward ou OTRS voluntário (atual ou anterior)
      • Beneficiário da Fundação Wikimedia
      • Investigador da Wikimedia
      • Participante em um programa Wikimedia (por exemplo, parceria GLAM ou programa educacional)
      • Participante em eventos organizados pela Wikimedia (por exemplo, fotógrafo que contribui para Wiki Loves Monuments (WLM), participante na oficina)
      • Organizador de eventos Wikimedia (por exemplo, WLM, edit-a-thons)

A equipe da WMF reserva-se o direito de remover pessoas devido à sua conduta on / off-wiki. Exemplos serão aqueles em listas globais e de proibição de eventos.

Os aplicativos para os quais nenhum critério de falha se aplicam passarão para a fase 2 para uma avaliação posterior.

Fase 2

Durante a fase dois, os candidatos serão avaliados em duas dimensões principais – experiência relevante e enriquecimento – com cada candidato recebendo uma pontuação em uma escala de zero a dez para cada critério. Essas pontuações são então calculadas para dar uma pontuação final da fase 2 do candidato. Esses critérios foram selecionados com o objetivo de destacar os candidatos que têm experiências relacionadas com a Wikimedia e demonstram uma habilidade particular de usar sua experiência / aprendizagem para enriquecer sua comunidade doméstica.

Experiência relevante

Atividade nos projetos ou organizações da Wikimedia (capítulos, organizações temáticas e grupos de usuários) indica que um candidato irá agregar valor à Wikimania através das experiências e conhecimentos que eles ganharam de contribuir. Os candidatos são encorajados a escrever sobre suas experiências on-line e off-line em suas aplicações.

As atividades de um candidato serão avaliadas ao longo das seguintes três dimensões:

  1. Colaboração – O grau de colaboração com outros indivíduos ou organizações para executar atividades
  2. Impacto – Resultados on-line ou off-line devido às atividades da Wikimedia, descritas quantitativa ou qualitativamente
  3. Community leadership – Papel(s) jogado(s) e alcance de atividades dentro do movimento Wikimedia, p. membros que atuam em comitês ou líderes de projetos

Para auxiliar os candidatos, foram fornecidos os seguintes exemplos de "Impacto". No entanto, os candidatos devem se sentir livres para fornecer exemplos além do que está incluído abaixo:

Impacto Online

Impacto off-line

Qualitativo

  • Aumento da consciência sobre a importância de fontes confiáveis
  • Capacidades aprimoradas/aprimoradas de contribuidores on-wiki (por exemplo, oficinas de edição organizadas)
  • Facilitou aos leitores e aos editores novos/experientes facilitar o envolvimento (por exemplo, criou ou participou de espaços de orientação para o wiki)
  • Melhorou a capacidade de os editores serem mais produtivos no wiki (por exemplo, novos recursos MediaWiki aprimorados ou criados)
  • Aumento da conscientização sobre os projetos do Wikimedia através de canais off-wiki (por exemplo, artigos publicados em blogs ou jornais, ou fez uma apresentação em conferências não-Wikimedia)
  • Melhorou a percepção pública da Wikimedia como fonte de informações confiáveis (por exemplo, deu uma palestra sobre os processos e políticas da Wikipedia que garantem a confiabilidade)
  • Melhoria do género, da linguagem ou da diversidade geográfica fora da wiki (por exemplo, organizou um evento voltado para a conscientização de grupos ou idiomas sub-representados)
  • Habilidades aumentadas/melhoradas de voluntários fora da wiki (por exemplo, organizou um evento em que os voluntários adquiriram conhecimento sobre advocacia ou organização de eventos)

Quantitativo

  • Conteúdo identificado/endereçado ou lacunas de categoria (por exemplo, número de artigos novos/aprimorados em categorias subdesenvolvidas ou ausentes)
  • Houve fontes confiáveis disponíveis para editores (por exemplo, acesso ganho e compartilhado a fontes previamente bloqueadas)
  • Aumento do acesso à Wikimedia criando / melhorando um produto que aborda o acesso (por exemplo, códigos QR melhorados ou Kiwix para suportar a Wikipedia offline)
  • Novos editores (por exemplo, novos editores devido à organização de uma oficina de edição)
  • Para eventos organizados, número de participantes que participaram de um evento Wikimedia que você organizou (por exemplo, para organizadores de concursos fotográficos, o número de participantes do concurso)
  • Para os programas da Wikimedia em que você está envolvido, o número de participantes ou voluntários apoiados (por exemplo, para os embaixadores do campus do Programa de Educação da Wikipedia, o número de alunos apoiados em um semestre)

Enriquecimento

A capacidade de compartilhar experiências e informações com uma comunidade mais ampla indica que o candidato, se premiado com uma bolsa, poderá trazer essas experiências ou lições aprendidas na Wikimania de volta para casa, enriquecendo sua comunidade de wiki em casa ou país de origem. Os candidatos são encorajados a escrever sobre ou a fornecer exemplos que demonstrem essa habilidade; Alguns exemplos poderiam ser relatórios on-wiki, postagens de blog pessoais ou palestras/apresentações sobre o que eles aprenderam de um evento, conferência ou discussão.

Perguntas?

Para mais informações sobre o Programa de Bolsas de Estudo da Wikimedia Foundation, visite a página perguntas frequentes (FAQ).

If you have any questions, please contact: wikimania-scholarships@wikimedia.org or leave a message at: https://wikimania2018.wikimedia.org/wiki/Talk:Scholarships.


Candidatar-se

Para se inscrever para uma bolsa de estudos para participar do Wikimania 2018, envie um formulário completo formulário de candidatura para vários idiomas por 22 de janeiro de 2018 . É altamente recomendável que os candidatos revejam todo o material nesta página e no FAQ antes de enviar um pedido.